segunda-feira, 27 de julho de 2009

Diário de bordo - dia 01-07 - França

De novo o albergue na França. Nosso primeiro café da manhã! Ah, Jules Ferry! Tinha uma senhora ali servindo, que coisa estranha pra um albergue. Normalmente o que encontramos é um funcionário que vem e alimenta os potes, enche as garrafas, essas coisas. Suco, pão, papinha de maçã (uma tal de compote)... Mais um suco? Não pode... Só um de cada, não pode repetir nada. Ah, agora entendi porque a donzela era tão mal-encarada. Não pode pegar dois sucos e não pegar café com leite? Não? Tá bom, dá um café aí...
Bom, vamos ao que interessa. Estamos aqui e precisamos andar pra cá e pra lá tirando mil fotos, nem que seja pra dizer que estivemos ali. Primeira parada a torre. Mas pra que lado fica? Pega o guia, sim? Olha, um senhor nos pergunta em inglês se pode nos ajudar. Opa, queremos ir pra torre. Acompanhar o senhor, mas claro. Ele nos levou até o metrô e ficou conversando. Perguntamos por sugestões pra passeios legais, ele comentou da família e perguntou do Brasil. Adeus! Puxa, e tinham me dito que os franceses eram rudes. Acho que só o pessoal do albergue mesmo.
Ao chegar na torre, que surpresa! Era tão mais alta e imponente do que parece nas fotos. E subir de elevador, todo transparente, nossa que sensação vertiginosa. E viu-se que era mesmo um torre de Babel... tantas línguas diferentes, tantas caras diferentes. Gente bonita, gente feia, gente descolada, gente mal-educada.
Andando pra lá e pra cá, vimos o parque e fomos parar num lindo bairro de ruas alamedas cheias de árvores e de um respeito secular. Eis num lindo prédio com uma abóboda de ouro... é igreja? Não, com esse fosso? Segundo o guia diz que era um hospital pros soldados feridos. Les Invalides! Depois virou manicômio. Vixe, se entrarmos, será que sairemos? Mas tem jardins tão lindos. Fiquemos no jardim, não por medo, mas por precaução... ;)


Depois, começa a bater a fome. Vamos procurar a Champs e dar uma voltinha lá. Dizem que é tão chique. Que sol do caramba, torrando a minha mente. Ainda bem que passei filtro solar. Nossa, ali é o Arco. Era essa a Champs-Elysee?
Bom, procuremos um restaurante. Ei! Ali não é tão caro.. vamos que vamos. Ele não vai nos atender? Estamos esperando há uns 10 minutos? Ele nem vai perguntar o que queremos? Mesa o quê? Merda de música alta, não dá pra fingir que entendi o francês que ele resmungou.... ahhh espera mesa vagar. Nossa, como ele quebra copos. Espera e espera e espera e lá vem o prato. Bom, nada mal pra quem não tá acostumado com cordeiro. Me lembre de não voltar mais aqui, sim?
Bom, vamos no arco, tira uma foto, vamos?
Agora chegou a hora do museu, certo? Vamos ao d'Orsay... me disseram que era melhor que o Louvre. Oi, quanto custa? sim, tenho menos de 30 anos. Ok, 5 euros. Entao Ed, comprou? pagou 8,80? mas você tem menos de 30... vai la trocar...
Puxa, quanta obra legal, quanta coisa interessante. Viva a arte!
Mas chega, né? Vamos? Olha, uma loja de doces... cada doce lindo... tira foto, é uma obra de arte.
Vamos degustá-los no parque? Só atravessar o rio. Dizem que esse parque é um point. Tuileries.
Ah, a natureza! mas que cheiro de bosta... ah, vamos sentar contra o vento porque ali tem o cara com os poneis pra passeio...
Mas ainda dá rpa fazer alguma coisa? Vamos andar de barco pelo Sena, vendo todos os lugares que vamos a amanhã! Ufa, quase 20h, a ultima viagem... olha ali, ola acolá...
Vamos descer no Louvre? Mas tá fechado... Tudo bem, falei pra minha mãe que ia no Louvre, mas dá pra tirar umas fotos da fachada e dizer que não pode tirar foto dentro. E dizer que a monalisa é muito enigmática... Pronto. Feitas as fotos (pobre mamãe), quanta gente sentada nos jardins, na fonte, vendo o fim da tarde? Fim da tarde? são quase 22h e o sol está se pondo?!?
Que bucólico, que paz, que lindo ver as pessoas ali conversando, namorando, vendo a vida passar bem devagar. Mas a que preço? Por que mais pessoas não podiam estar ali? Bom, mas uma coisa é certa, aqui nos jardins parece haver mais alegria do que lá dentro.

Um comentário:

  1. Que redação bacana da sua viagem! Acho interessante sua forma de narrar os acontecidos! :)
    Não vejo a hora de poder narrar a minha também!
    Saudades e até já!
    Bi

    ResponderExcluir